Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

História

Etimologia. Adrianópolis Palavra formada pelo nome pessoal masculino "Adriano" e pelo sufixo "pólis". O termo "Adriano" origina-se do latim "adrianu", natural de Ádria, também (Hadria, Atria), antigo porto do mar etrusco situado perto de Ancona, e segundo Drummond, é interpretado como "poderoso". O termo"pólis" é sufixo grego e significa cidade: Cidade de Adriano.

Origem Histórica. É bastante antiga a movimentação no território do atual município de Adrianópolis. A exploração de recursos naturais encontrados em grande escala no município foi o que motivou a fixação de muitas famílias no lugar.
Por algum tempo a localidade chamou-se Epitácio Pessoa, no entanto esta denominação não perdurou.
A partir de 31 de dezembro de 1937, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo com a denominação alterada para Paranaí, com território pertencente ao município de Bocaiúva do Sul.
O município foi criado em 25 de julho de 1960, pela Lei n.º 4.245, sancionada pelo governador Moysés Lupion. Com a emancipação a localidade passou a denominar-se Adrianópolis, em homenagem a Adriano Seabra da Fonseca, empresário de origem portuguesa e que a partir de 1937, muito lutou em favor dacomunidade, sendo proprietário da empresa Companhia Plumbum S.A. A instalação oficial deu-se em 15 de novembro de 1961.


(Nota do Editor. O Decreto 931, de 18/10/1920, criou o Distrito Judiciário de São Domingos que, em 1929, teve o nome mudado para Epitácio Pessoa. Pelo Decreto 2.208, de 28/03/1923, foi elevado a município, extinto em 1933 e anexado aBocaiúva. Em mapa de 1929, o nome da localidade onde é hoje a sede do município chamava-se Porto Ribeira. A localidadede Epitácio Pessoa, embora situada no atual município de Adrianópolis, estava em outro lugar.)

Imagens